Atualmente, é necessário investir em várias plataformas online para que a sua empresa se destaque no meio digital; uma dessas técnicas é o SEO (Search Engine Optimization), que em em português é conhecido como Otimização de Sites ou Otimização de Buscas.
Muitas vezes o SEO acaba sendo ignorado por muitas empresas, que acabam investindo apenas nas redes sociais tradicionais para a divulgação de sua marca, provavelmente porque elas desconhecem os benefícios que o SEO pode trazer para a sua página na internet.
O SEO funciona em sites de busca – como o Google, Yahoo e o Bing – onde um conjunto de fatores é capaz de posicionar bem uma página quando uma busca é realizada.
O SEO só é possível atualmente, devido a nova geração de sites de buscas, pois antigamente os resultados eram ordenados seguindo uma ordem alfabética. Atualmente o mecanismo destas páginas de busca leva em consideração a relevância da página, o conteúdo e as palavras-chave que estão contidas na página.
Existem duas partes que compõem o SEO: os fatores internos e os fatores externos; os internos estão relacionados ao site, já a parte externa analisa outros sites e a forma como ele se relaciona com o seu.
Muitas vezes o SEO é confundido com os Links Patrocinados – estes precisam ser pagos para estarem bem posicionados. Mas de toda a forma, o SEO é uma ótima ferramenta de marketing online e de buscas, e merece a sua atenção na hora de desenvolver um planejamento de comunicação online para a sua empresa.